O processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira tem muitos
desafios, tais como despertar o interesse do aluno em ampliar seu vocabulário,
praticar a oralidade e aplicar aprendizagem no seu cotidiano.
O seguinte projeto apresenta o
intuito de tornar a Língua Espanhola, segunda língua mais falada nas relações
internacionais, um recurso pedagógico efetivo na comunidade escolar.
Possibilitando aos alunos de escolas públicas um conhecimento significativo a
respeito da cultura, literatura e da música dos países que falam espanhol, além
da integração com os alunos “hispanohablantes” que fazem parte da comunidade
escolar.
O estudo
de uma segunda língua no ensino fundamental está previsto na LDB (Lei de
Diretrizes e Bases da Educação), Lei nº. 9.394 de 20/12/1996 conforme o artigo
26º.
É notória a capacidade que a música tem de envolver as pessoas, pois
nela é possível expressar os sentimentos abordando temas atuais e cotidianos, a
fim de proporcionar ao aluno, através da reflexão e do uso efetivo da
língua/linguagem, condições mínimas e necessárias para que este desenvolva. O
Espanhol é o segundo idioma mais falado no mundo e é a língua nativa de 7 % da
população mundial. Trata-se da língua oficial de mais de 20 países. Desta
forma, unir o ensino da Língua Espanhola com o uso da música, configura-se como
uma ótima estratégia de aprendizagem. A disciplina caracteriza-se por inserir
músicas em Língua Espanhola, trabalhando a cultura dos
países, noções de gramática e o estudo de texto através das letras das músicas.
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